ISC - Idealizado em 1993, o Instituto Salerno-Chieus nasceu como organismo auxiliar do Colégio Dominique, instituição particular de ensino fundada em 1978, em Ubatuba - SP. Integrado ao espaço físico da escola, o ISC tem a tarefa de estimular a estruturação de diversos núcleos de fomento cultural e formação profissional, atuando como uma dinâmica incubadora de empreendimentos. O Secretário Executivo do ISC é o jornalista e ex-prefeito de Ubatuba Celso Teixeira Leite.
O Núcleo de Documentação Luiz Ernesto Kawall (Doc-LEK), coordenado pelo professor Arnaldo Chieus, organiza os documentos selecionados nos diversos núcleos do Instituto Salerno-Chieus (ISC). Seu objetivo é arquivar este patrimônio (fotos, vídeos, áudios, textos, desenhos, mapas), digitalizá-los e disponibilizá-los a estudantes, pesquisadores e visitantes. O Doc-LEK divulga, também, as ações do Colégio Dominique.

LEK - Luiz Ernesto Machado Kawall, jornalista e crítico de artes, é ativo colaborador do Instituto Salerno-Chieus (ISC) e do Colégio Dominique. É um dos fundadores do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Museu Caiçara de Ubatuba.

Núcleo de Administração Luiz Bersou

O Núcleo de Administração Luiz Bersou, mantido pelo Instituto Salerno-Chieus, divulga o pensamento de Luiz Bersou (1940-2016), engenheiro naval, consultor de empresas, conceituado estudioso de administração que atuou, também, no Brasil e no exterior, em gerenciamento de planos estratégicos para o desenvolvimento de cidades. Em Ubatuba, contribuiu diretamente na organização definitiva do Instituto Salerno-Chieus, que passou de organismo auxiliar do Colégio Dominique para instituição autônoma de fomento cultural e estímulo a estruturação de empreendimentos.

Consulte o índice de publicações: LUIZ BERSOU

Saiba mais sobre o patrono deste núcleo pelo texto de Celso de Almeida Jr.:

Bersou

Soube do falecimento do Luiz Bersou, ocorrido nesta quinta-feira, 13/10/2016.
Uma fulminante doença consumiu a sua saúde em menos de dois meses.
Eu desconhecia a batalha final deste grande guerreiro.
Meu último contato foi em fevereiro passado.
Nossa amizade nasceu há 17 anos.
Luiz Bersou, engenheiro naval, consultor de empresas, conceituado estudioso de administração atuou, também, em gerenciamento de planos estratégicos para o desenvolvimento de cidades, no Brasil e no exterior.
Extremamente bem relacionado, Bersou teve a generosidade de me apresentar vários de seus notáveis amigos.
Homens e mulheres muito cultos, muito éticos, muito preocupados com o nosso país.
Recordo-me de um contato extraordinário com um de seus amigos, o saudoso professor Gilberto Dupas, escritor e cientista social, destacado intelectual brasileiro que presidiu o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais e que coordenava o Grupo de Conjuntura Internacional da USP.
Muito aprendizado, muita informação, muitas lições de Brasil e de mundo.
Eu ainda tive a possibilidade de atuar na BCA, consultoria de Luiz Bersou herdada de seu pai, possivelmente uma das mais antigas de São Paulo.
Dos milhares de documentos técnicos produzidos por seus consultores, ao longo de décadas, fui brindado com a oportunidade de estudar algumas centenas.
Um patrimônio de valor inestimável que Bersou sempre compartilhou com os amigos e o público interessado.
Em Ubatuba, onde teve casa na praia Vermelha do Sul, conhecida como praia dos Arquitetos, Luiz Bersou sempre estava pronto para debater o presente e o futuro da cidade, provocando os interlocutores com ideias inovadoras, transformadoras.
Transformar...
Talvez esta palavra seja a que melhor sintetize a inspiração que garantiu energia ao privilegiado pensamento de Luiz Bersou.
Testemunhei muitas de suas ações, mas serei sempre especialmente grato às orientações estratégicas que ofereceu - voluntariamente - para auxiliar a superar as diversas crises que nossa escola enfrentou nestas quase quatro décadas.
Destaco também a organização definitiva do Instituto Salerno-Chieus, que - sob a orientação de Luiz Bersou - passou de organismo auxiliar do Colégio Dominique para instituição autônoma de fomento cultural e estímulo a estruturação de empreendimentos.
Percebem, prezado leitor, querida leitora?
Transformações que apontam para dias melhores, para novas conquistas.
Frutos consolidados a partir da boa vontade, inteligência e dedicação de um - agora - saudoso brasileiro.
Ao amigo que parte, o meu eterno agradecimento.

Nenhum comentário: